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Home›Pessoas›Como Montar uma Descrição de Cargo ou Função

Como Montar uma Descrição de Cargo ou Função

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15 de setembro de 2017
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A descrição de cargo ou função é um documento que reúne em um único local: a estrutura, as atividades e experiência necessárias para um profissional desempenhar um determinado papel dentro da empresa.

Assim, funciona como direcionador tanto para o candidato que está buscando uma vaga, quanto para o departamento de pessoal ou o próprio gestor em uma avaliação de perfil ou, futuramente, de desempenho.

Existem diversos modelos de descrições de cargos, que podem ser aplicados aos mais variados tipos de negócios, desde um pequeno comércio que utiliza este documento para diferenciar, por exemplo, o perfil de seus vendedores e de seu gerente, até uma grande corporação que mantém todas as descrições de sua estrutura para auditorias, avaliações de orçamento, entre outros.

A descrição de cargos deve ser preenchida pelo profissional que atua no dia a dia daquela função, ou seja, se você é dono de um restaurante e está criando uma descrição para seu gerente, peça para que ele descreva suas funções. Desta forma, você terá um documento que, de fato, espelha a realidade daquele profissional.

Aqui no Guia, vamos passar os principais pontos que consideramos que uma boa descrição de cargo deve conter e disponibilizaremos uma planilha gratuita na área restrita para você baixar. Se tiver interesse, basta cadastrar-se aqui.

Uma descrição de cargo deve conter:

Nome da Função – o ideal é que este nome seja simples e já explique um pouco da função.
Exemplos: Gerente Administrativo | Coordenador de Esportes Aquáticos | Vendedora da Loja

Estrutura – define a posição hierárquica desta função. Neste ponto, você pode descrever a área, a unidade em que vai atuar, para quem se reporta diretamente e se tem alguém em sua equipe.
Exemplos: Unidade Shopping Palace com reporte ao Gerente Geral da loja | Área de Marketing reportando-se à Coordenação de Mídias Digitais

Missão – descreve o objetivo principal desta função, o que se espera deste profissional.
Exemplos: Coordenar a equipe de vendas de acordo com as metas estipuladas pela empresa | Ser o primeiro nível de atendimento aos clientes que ligam na central para fazer solicitações

Atividades – estabelece as principais atividades que esta função desempenha para realizar sua missão descrita acima.
Exemplos: Para um Coordenador de Vendas – Orientar os profissionais da equipe; Estabelecer metas individuais para cada subordinado; Realizar reuniões periódicas de acompanhamento; Criar relatórios gerenciais | Para uma Camareira – Arrumar os dormitórios; Trocar as toalhas; Repor itens de higiene consumidos; Verificar minibar, anotar e repor itens consumidos.

Formação – define o grau de instrução mínimo e/ ou treinamentos necessários para realizar as atividades deste cargo.
Exemplos: Ensino Médio completo | Superior completo | Curso Técnico de Processamento de Dados

Experiência – estabelece o tempo de experiência adequado para atingir o objetivo esperado. Algumas funções não exigem experiência como um estágio, porém, outras exigem competências específicas que só se adquirem com experiência anterior.
Exemplos: Experiência mínima de 3 anos liderando equipes; Experiência mínima de 5 anos na área de tecnologia de informação.

Faça um exercício e descreva a sua própria função. Veja se fica claro tudo o que você faz em seu negócio e se é possível identificar um perfil de profissional a partir desta descrição.

Se achar necessário acrescentar mais informações, complete o documento com Competências, Idiomas, etc.

Lembre-se: se tiver dúvidas, mande para o Guia! Comente abaixo também e contribua para que nosso conteúdo seja cada vez mais completo.

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