Estratégia de Marketing: Fortalecendo a Marca

Quanto vale a marca de sua empresa?
Esta, sem dúvida, é uma conta difícil de fazer.
A marca de uma empresa é sim, parte de seu ativo e o cálculo de seu valor financeiro leva em consideração uma série de variáveis como a participação de mercado da empresa, o índice de lembrança do seu consumidor, seu posicionamento frente aos concorrentes, a especificidade de seus produtos/ serviços, riscos percebidos, registros, patentes, investimentos, entre outros.
Neste artigo, não vamos nos aprofundar neste cálculo. Por ora, queremos apenas ressaltar que 1) a marca é um ativo da empresa e 2) a marca tem um valor financeiro que cresce à medida que ela se fortalece.
E como fortalecemos uma marca?
Um bom ponto para começar é entender que a marca não caminha sozinha e não é mais importante que o universo a que se refere. Isso parece óbvio, porém, muitos acreditam que uma marca muito forte é capaz de levar sozinha um negócio para o sucesso.
Isso não existe! Não adianta investir milhões em uma marca e entregar um produto sem qualidade ou falhar em sua distribuição ou ainda envolver-se em um escândalo que transforme seu público-alvo em ativistas contra a sua empresa.
A marca será o reflexo e o apoio de tudo o que a sua empresa faz, do que ela produz, do que ela entrega e de como ela se comporta no mercado e perante a sociedade.
A sua empresa realmente é aquilo que ela quer mostrar para os clientes? Pense no dia a dia, nos colaboradores, nas decisões, no processo produtivo, na prestação de serviços, no atendimento aos clientes e contribuições ao governo, sindicatos, etc. Se a resposta for sim, acredite, você tem meio caminho andado em direção ao sucesso.
Clientes buscam se identificar com os produtos e marcas que contratam ou consomem. Esta identificação leva em consideração tudo o que descrevemos acima, porém, é importante que ela ocorra também em termos visuais. Assim, a identidade visual marca deve estar alinhada a seu público-alvo e seu nome, cores e elementos gráficos devem chamar sua atenção.
Abaixo, separamos dois exemplos interessantes de marcas que passaram por transformações visuais para se adequar ao seu público.
Veja como as marcas se modernizam, se adaptam, mantendo sua identidade em cores e formatos, porém, transformando-se de acordo com a época e seu público.
Com a marca visualmente impecável, é preciso pensar em sua estratégia de associação, ou seja, toda vez que a marca de sua empresa aparecer em algum lugar, tenha certeza de que as demais marcas, personalidades e produtos destacados no mesmo material estão de acordo com a filosofia de seu negócio e com tudo o que a sua marca quer transmitir.
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