Guia da Gestão

Top Menu

  • Conheça o Guia
    • NOSSA MISSÃO
  • Quero no Guia
  • Contato
  • Login | Cadastre-se

Main Menu

  • Home
  • Planejamento
  • Marketing
  • Finanças
  • Pessoas
  • Processos
  • Notícias
  • Área Restrita
  • Conheça o Guia
    • NOSSA MISSÃO
  • Quero no Guia
  • Contato
  • Login | Cadastre-se

logo

Guia da Gestão

  • Home
  • Planejamento
  • Marketing
  • Finanças
  • Pessoas
  • Processos
  • Notícias
  • Área Restrita
  • Quem são os profissionais que você procura?

  • Planeje seu Evento de Fim de Ano

Marketing
Home›Marketing›Estratégia de Marketing: Fortalecendo a Marca

Estratégia de Marketing: Fortalecendo a Marca

By
27 de julho de 2017
1797
0
Share:

Quanto vale a marca de sua empresa?

Esta, sem dúvida, é uma conta difícil de fazer.

A marca de uma empresa é sim, parte de seu ativo e o cálculo de seu valor financeiro leva em consideração uma série de variáveis como a participação de mercado da empresa, o índice de lembrança do seu consumidor, seu posicionamento frente aos concorrentes, a especificidade de seus produtos/ serviços, riscos percebidos, registros, patentes, investimentos, entre outros.

Neste artigo, não vamos nos aprofundar neste cálculo. Por ora, queremos apenas ressaltar que 1) a marca é um ativo da empresa e 2) a marca tem um valor financeiro que cresce à medida que ela se fortalece.

E como fortalecemos uma marca?

Um bom ponto para começar é entender que a marca não caminha sozinha e não é mais importante que o universo a que se refere. Isso parece óbvio, porém, muitos acreditam que uma marca muito forte é capaz de levar sozinha um negócio para o sucesso.

Isso não existe! Não adianta investir milhões em uma marca e entregar um produto sem qualidade ou falhar em sua distribuição ou ainda envolver-se em um escândalo que transforme seu público-alvo em ativistas contra a sua empresa.

A marca será o reflexo e o apoio de tudo o que a sua empresa faz, do que ela produz, do que ela entrega e de como ela se comporta no mercado e perante a sociedade.

A sua empresa realmente é aquilo que ela quer mostrar para os clientes? Pense no dia a dia, nos colaboradores, nas decisões, no processo produtivo, na prestação de serviços, no atendimento aos clientes e contribuições ao governo, sindicatos, etc. Se a resposta for sim, acredite, você tem meio caminho andado em direção ao sucesso.

Clientes buscam se identificar com os produtos e marcas que contratam ou consomem. Esta identificação leva em consideração tudo o que descrevemos acima, porém, é importante que ela ocorra também em termos visuais. Assim, a identidade visual marca deve estar alinhada a seu público-alvo e seu nome, cores e elementos gráficos devem chamar sua atenção.

Abaixo, separamos dois exemplos interessantes de marcas que passaram por transformações visuais para se adequar ao seu público.

Veja como as marcas se modernizam, se adaptam, mantendo sua identidade em cores e formatos, porém, transformando-se de acordo com a época e seu público.

Atenção! Confie a criação de sua marca a um profissional de comunicação. Ele utilizará os programas mais adequados que permitem o fechamento do arquivo em diferentes formatos e resoluções. Assim, a sua marca será aplicada sempre da mesma forma em qualquer tipo de material, o que transmitirá a seu público mais profissionalismo e segurança.

Com a marca visualmente impecável, é preciso pensar em sua estratégia de associação, ou seja, toda vez que a marca de sua empresa aparecer em algum lugar, tenha certeza de que as demais marcas, personalidades e produtos destacados no mesmo material estão de acordo com a filosofia de seu negócio e com tudo o que a sua marca quer transmitir.

Gostou deste artigo? Comente abaixo ou envie-nos sua dúvida pelo formulário ao lado. Transforme a estratégia de seu negócio.

—–

Créditos – Imagens by Freepik.com

Tagsestratégiafortalecimento de marcagestão empresarialguia da gestãomarca fortemarketing
Previous Article

Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

Next Article

Proposta de Valor pela visão de Marketing

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • Marketing

    Proposta de Valor pela visão de Marketing

    8 de agosto de 2017
    By
  • Planejamento

    Planejamento: Definição de Objetivos

    2 de junho de 2017
    By
  • Diagnóstico

    Ferramentas para Diagnóstico: Matriz BCG

    24 de abril de 2017
    By
  • Marketing

    Planeje seu Evento de Fim de Ano

    1 de novembro de 2017
    By
  • Planejamento

    Planejamento: Plano de Ações e Orçamento

    8 de junho de 2017
    By
  • Diagnóstico

    Ferramentas para Diagnóstico: Modelo Canvas

    18 de abril de 2017
    By

Leave a reply Cancelar resposta

Recomendamos também

  • Planejamento

    Planejamento: Definição de Objetivos

  • Marketing

    Proposta de Valor pela visão de Marketing

  • Finanças

    Balanço Patrimonial. Um mapa da saúde financeira.

Envie-nos sua Dúvida

[recaptcha size:compact]

Fale Conosco
contato@guiadagestao.com.br
  • Recent

  • Popular

  • Comments

  • Quem são os profissionais que você procura?

    By
    13 de novembro de 2017
  • Planeje seu Evento de Fim de Ano

    By
    1 de novembro de 2017
  • O que é Mapeamento de Processos e para que serve?

    By
    25 de outubro de 2017
  • Balanço Patrimonial. Um mapa da saúde financeira.

    By
    21 de setembro de 2017
  • Planeje seu Evento de Fim de Ano

    By
    1 de novembro de 2017
  • Quem são os profissionais que você procura?

    By
    13 de novembro de 2017
  • O que é Mapeamento de Processos e para que serve?

    By
    25 de outubro de 2017
  • Planejamento: Metas SMART

    By
    6 de junho de 2017
  • Sherlene Hartong
    on
    20 de novembro de 2019

    Planeje seu Evento de Fim de Ano

    Prezei este website. a ...
  • Carinha Feliz
    on
    3 de agosto de 2019

    Planejamento: Metas SMART

    Excelentes dicas... com esse ...
  • Aryel Sampaio
    on
    1 de julho de 2019

    Quem são os profissionais que você procura?

    Muito bacana o conteúdo! ...
  • Redução de custos na empresa: conheça 6 dicas essenciais
    on
    4 de abril de 2018

    O que é Mapeamento de Processos e para que serve?

    […] invista no mapeamento ...

Siga-nos

© Copyright Guia da Gestão. Todos os direitos reservados.