Faça um Planejamento Estratégico Eficiente

Assista nosso vídeo no Canal do Guia no Youtube e, depois, veja abaixo algumas orientações para desenhar o Planejamento de sua empresa.
Um planejamento estratégico pode ser realizado a qualquer momento, no entanto, ele se mostra mais efetivo para iniciativas de curto e médio prazo.
Em um cenário de economia estável, o planejamento deve ser realizado anualmente e revisto semestralmente, para que pequenos ajustes sejam efetuados. Já, em um cenário econômico instável, o planejamento deve ser revisto no mínimo a cada três meses ou sempre que uma mudança significativa ocorrer.
Converse com pessoas envolvidas em diferentes níveis do negócio, seus públicos de interesse, para enriquecer tanto a análise do Diagnóstico quanto o Planejamento.
Caso você não consiga ter um representante real de cada público, você pode ter personagens, pessoas próximas ou colaboradores, que incorporem a visão de cada público. Lembre-se de que este deve ser um exercício e, julgamentos ou qualquer tipo de discussão não construtiva não devem fazer parte deste processo.
Os passos de um Planejamento Estratégico eficiente são:
1. Diagnóstico
Todo planejamento começa por um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico e visão para o futuro.
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o Diagnóstico. Aqui, no Guia, separamos algumas que são extremamente eficazes e, ao mesmo tempo, simples de entender, preencher e utilizar. Além das explicações, disponibilizamos as ferramentas em um sistema que você pode ter acesso. Basta se cadastrar.
2. Objetivos Estratégicos
Com o Diagnóstico de sua empresa em mãos, é preciso definir quais os objetivos da empresa com o planejamento. Aqui, devemos pensar em médio e longo prazo. Podemos falar de um a três anos. Onde sua empresa quer estar?
Os objetivos devem ser tanto quantitativos, quanto qualitativos.
3. Transformando Objetivos em Metas
Metas devem ser de curto a médio prazo, ou seja, devem ser realizadas em no máximo um ano e devem ser mensuráveis para que o acompanhamento seja efetivo.
4. Definição de Recursos e Orçamento
Agora que você estabeleceu as metas do próximo período para a sua empresa, é chegada a hora de analisar quais serão os recursos necessários para executá-las.
A criação do Orçamento deve levar em consideração o cenário atual da empresa, suas metas e objetivos. Um exercício importante é alocar os investimentos em um calendário mensal de eventos/ acontecimentos da empresa.
5. Executando o Planejamento. De olho no dia-a-dia.
Todas as etapas concluídas, vamos fazer todo o planejamento acontecer. Para isso, temos também uma ferramenta muito interessante: o Balanced Scorecard. Apesar do nome complicado, o BSC nada mais é que um painel de monitoramento de todas as ações previstas no Planejamento.
Nele, cada ação tem um responsável, um líder, que deverá prestar conta periodicamente de seu andamento. Este painel é excelente para o Gestor da empresa saber o que está efetivamente acontecendo, qual está sendo o resultado e se a meta ou as tarefas atribuídas a ela devem ser ajustadas.
Cadastre-se em nosso site para ter acesso a todas estas ferramentas de gestão de forma gratuita.
———-
Créditos: Imagens by Freepik.com | Vídeo criado com Powtoon