Ferramentas para Diagnóstico: Forças Competitivas de Porter

A análise das 5 forças competitivas foi criada no fim da década de 70, por Michael Porter, e reúne os principais fatores externos que podem influenciar a atuação de uma empresa, por isso, é uma ferramenta importante para entender qual o status atual do seu negócio e para onde deve-se caminhar no planejamento estratégico.
As forças são:
- Rivalidade entre os Concorrentes – aqui é preciso entender o que são concorrentes diretos, ou seja, que competem pelo mesmo público que seu produto ou serviço, e como eles atuam no mercado.
- Existem muitos concorrentes diretos?
- Como é esta competição? É agressiva?
- Quais são os diferenciais dos concorrentes?
- Estes diferenciais são percebidos pelos clientes?
- Como está a evolução do mercado?
- Poder de Barganha/ Negociação de Clientes – após analisar o mercado e os principais concorrentes, vamos nos aprofundar nos clientes. É claro que o cliente é peça fundamental para qualquer empresa, mas neste momento é preciso avaliar a força destes clientes nas definições do mercado. Produtos com poucos clientes, por exemplo, sofrem uma pressão grande para manutenção da qualidade e preço.
- Quem são seus clientes e como eles se comportam?
- Existem muitos clientes para o seu produto ou serviço? Onde eles estão?
- Seus clientes se organizam em grupos para aumentar seu poder sobre a empresa?
- O que eles fazem questão de negociar e como é feita esta negociação?
- Como seus clientes atuam nas redes sociais? Eles usam este canal na negociação?
- Poder de Barganha/ Negociação de Fornecedores – além dos clientes, os fornecedores têm grande influência sobre a atuação de uma empresa. Aqui, o primeiro passo é saber quais são os principais fornecedores de sua empresa e entender seu mercado e sua atuação. Em um mercado com abundância de matéria prima, por exemplo, é provável que o poder de barganha dos fornecedores seja menor.
- Existe dependência de algum fornecedor?
- Quanto do custo do seu produto depende de um fornecedor específico?
- Como os fornecedores impactam o seu processo de produção?
- Ameaça de Novos Entrantes – talvez esta seja a questão mais polêmica da análise de Porter, afinal, a menos que você esteja trabalhando com uma patente exclusiva cujo prazo ainda esteja em vigor, novos concorrentes sempre existirão. O ponto mais importante desta análise é refletir sobre as barreiras que existem em seu mercado. Desta forma, você estará mais preparado e não perderá espaço.
- É fácil ou difícil um novo concorrente se estabelecer?
- Que tipo de investimento ele precisa fazer?
- Que canais ele precisa desenvolver?
- Qual o perfil das empresas que podem entrar neste mercado?
- Ameaça de Produtos Substitutos – por fim, vamos pensar em todos os produtos/ serviços que podem substituir o seu. Antes de limitar esta análise, lembre-se que hoje temos informação muito rápida e acesso a diferentes mercados, incluindo importadores diretos e muito baratos. Pesquise, avalie, verifique todas as possibilidades e pense no futuro. Temos muitos exemplos de gigantes que faliram por não conseguir se adaptar a novas tecnologias e a uma nova realidade.
- Qual a proposta de valor do meu produto (recomendamos o uso do modelo Canvas)? Existe algum produto que entrega a mesma proposta?
- Meus clientes podem comprar outro produto e ter sua necessidade atendida?
- Em que estes produtos substitutos são melhores, iguais e piores que o meu produto?
Após responder às questões propostas acima, você terá um panorama do posicionamento de sua empresa no mercado e, em conjunto com as demais ferramentas recomendadas aqui no Guia, poderá traçar um planejamento para investimento em produtos e ações que potencializem o resultado de sua empresa a curto, médio e longo prazo.
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