Ferramentas para Diagnóstico: Matriz BCG

A matriz BCG foi criada na década de 70, por Bruce Henderson, para a consultoria americana Boston Consulting Group, para embasar análises de portfólio de produtos. Ela identifica o posicionamento de cada produto ou serviço no guarda-chuva da empresa, direcionando estratégias de atuação, alocação de recursos e muito mais.
Para montar a matriz é preciso classificar os produtos em quatro quadrantes formados por duas dimensões: no eixo y, a taxa de crescimento do mercado e, no eixo x, a participação no mercado. No meio de cada eixo, pontuamos as médias e traçamos retas para dividir os quadrantes.
Assim, teremos os seguintes quadrantes:
- Estrela
Produtos com alta taxa de crescimento e grande participação no mercado.
Exigem grandes investimentos e geram grandes receitas, estabilizando seu próprio fluxo de caixa. São produtos que trazem notoriedade à empresa.
- Vaca Leiteira
Produtos com baixa taxa de crescimento e grande participação no mercado.
Trazem muita receita, porém, precisam de pouco investimento por apresentarem pouca oportunidade de crescimento. Assim, muitas empresas mantêm estes produtos como base de seu portfolio, responsável por seu principal faturamento.
- Ponto de Interrogação
Produtos com alta taxa de crescimento e pouca participação no mercado.
São considerados um dilema para a empresa, por isso, a representação pelo ponto de interrogação. São produtos que exigem grandes investimentos, pois apresentam muito potencial, porém, trazem pouco retorno. É preciso acompanhar de perto e perceber se o produto irá se tornar uma estrela ou um abacaxi.
- Abacaxi
Produtos com baixa taxa de crescimento e pouca participação no mercado.
Como o próprio nome sugere, estes produtos tornam-se um problema caso não sejam trabalhados ou até descontinuados. O produto abacaxi pode ter sido uma estrela da empresa e do mercado, porém, por algum motivo, hoje não apresenta mais crescimento ou potencial. Assim, é preciso saber o momento de recuperá-lo ou tirá-lo do portfólio.
Um bom portfólio é diversificado, ou seja, formado por produtos nos diversos quadrantes. Isso permite que a empresa aloque esforços e recursos diferentes para cada produto de acordo com a sua necessidade, o que a mantém mais saudável.
É importante entender, no entanto, que essa matriz é mutável e um produto pode caminhar de um quadrante para o outro por fatores internos ou externos. Por isso, esta análise deve ser realizada periodicamente e, de preferência, em conjunto com as demais ferramentas sugeridas aqui em nosso portal.
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Créditos: Imagens by Freepik.com
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