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Home›Planejamento Estratégico›Execução›Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

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9 de junho de 2017
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É a fase da execução que define o sucesso ou o fracasso de um planejamento estratégico. Normalmente, é neste momento que se percebem possíveis falhas no plano ou surgem obstáculos e imprevistos que acabam mudando por completo a estratégia inicial, afastando a empresa de seus objetivos.

Para evitar que isso aconteça, foram criadas diversas ferramentas de gestão ao longo dos anos que monitoram o andamento de planos estratégicos. A mais conhecida e utilizada nos últimos anos é o BSC ou Balanced Scorecard.

O BSC foi criado pelos professores David Norton e Robert Kaplan, a partir de uma pesquisa realizada com empresas cujos resultados dependiam de ativos intangíveis, ou seja, não quantificáveis. Eles acreditavam que estas empresas precisavam de um metódo que poderia se integrar a outros sistemas e assim, fazer a medição de desempenho destes ativos.

Logo após a publicação do artigo, o BSC passou a ser utilizado em larga escala pelos mais variados tipos de empresas e, atualmente, é utilizado também por gestores para desempenho de tarefas e equipes.

Como ele funciona?

O nome Balanced Scorecard faz referência ao equilíbro que deve existir entre as perspectivas internas e externas de um negócio.

As perspectivas do BSC são:

  1. Financeira
  2. Clientes
  3. Processos Internos
  4. Inovação e Crescimento

Para montar o painel, o primeiro passo é colocar dentro de cada perspectiva os objetivos estratégicos e metas estipuladas.

Neste momento, é importante observar se existe uma correlação entre esses objetivos e metas, o que demonstra que o planejamento estratégico está redondo. Se você não identificar nenhuma correlação, avalie seu planejamento em relação ao diagnóstico realizado e verifique se não existem pontos sendo ignorados.

Assim que os objetivos e metas estiverem classificados dentro de cada perspectiva, é hora de definir indicadores.

Indicadores de desempenho são marcos que irão nos permitir avaliar a evolução do plano estratégico. Eles devem ser definidos a partir das metas, com base no plano de ações desenhado e, podem ser quantitativos, o que os torna mais fácil de monitorar, ou qualitativos.

Veja abaixo alguns exemplos de Indicadores.

Exemplos de Indicadores Quantitativos

Perspectiva Objetivo Meta Indicadores
Financeira Aumentar a lucratividade da empresa Reduzir custos fixos em 10% em 1 ano Reduzir 30% dos custos com impressões e gráficas
Reduzir 5% dos custos com energia
Reduzir 5% dos custos com telefonia

 

Exemplos de Indicadores Qualitativos

Perspectiva Objetivo Meta Indicadores
Clientes Aumentar a lucratividade da empresa Reduzir 20% da perda de clientes Implantar pesquisa de satisfação com clientes nos canais de atendimento
Criar ofertas de retenção

 

Cada indicador deve ter um responsável, ou seja, alguém que irá coordenar as ações previstas para aquele indicador. Este profissional prestará contas do andamento do indicador em reuniões periódicas com a Direção da empresa para atualizar o painel BSC.

Em nossa área exclusiva para assinantes, disponibilizamos o painel do Balanced Scorecard gratuitamente para você implantar em seu negócio e, se tiver dúvidas, envie-nos uma mensagem.

Transforme a estratégia do seu negócio com o Guia da Gestão.

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