Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

É a fase da execução que define o sucesso ou o fracasso de um planejamento estratégico. Normalmente, é neste momento que se percebem possíveis falhas no plano ou surgem obstáculos e imprevistos que acabam mudando por completo a estratégia inicial, afastando a empresa de seus objetivos.
Para evitar que isso aconteça, foram criadas diversas ferramentas de gestão ao longo dos anos que monitoram o andamento de planos estratégicos. A mais conhecida e utilizada nos últimos anos é o BSC ou Balanced Scorecard.
O BSC foi criado pelos professores David Norton e Robert Kaplan, a partir de uma pesquisa realizada com empresas cujos resultados dependiam de ativos intangíveis, ou seja, não quantificáveis. Eles acreditavam que estas empresas precisavam de um metódo que poderia se integrar a outros sistemas e assim, fazer a medição de desempenho destes ativos.
Logo após a publicação do artigo, o BSC passou a ser utilizado em larga escala pelos mais variados tipos de empresas e, atualmente, é utilizado também por gestores para desempenho de tarefas e equipes.
Como ele funciona?
O nome Balanced Scorecard faz referência ao equilíbro que deve existir entre as perspectivas internas e externas de um negócio.
As perspectivas do BSC são:
- Financeira
- Clientes
- Processos Internos
- Inovação e Crescimento
Para montar o painel, o primeiro passo é colocar dentro de cada perspectiva os objetivos estratégicos e metas estipuladas.
Neste momento, é importante observar se existe uma correlação entre esses objetivos e metas, o que demonstra que o planejamento estratégico está redondo. Se você não identificar nenhuma correlação, avalie seu planejamento em relação ao diagnóstico realizado e verifique se não existem pontos sendo ignorados.
Assim que os objetivos e metas estiverem classificados dentro de cada perspectiva, é hora de definir indicadores.
Indicadores de desempenho são marcos que irão nos permitir avaliar a evolução do plano estratégico. Eles devem ser definidos a partir das metas, com base no plano de ações desenhado e, podem ser quantitativos, o que os torna mais fácil de monitorar, ou qualitativos.
Veja abaixo alguns exemplos de Indicadores.
Exemplos de Indicadores Quantitativos
Perspectiva | Objetivo | Meta | Indicadores |
Financeira | Aumentar a lucratividade da empresa | Reduzir custos fixos em 10% em 1 ano | Reduzir 30% dos custos com impressões e gráficas |
Reduzir 5% dos custos com energia | |||
Reduzir 5% dos custos com telefonia |
Exemplos de Indicadores Qualitativos
Perspectiva | Objetivo | Meta | Indicadores |
Clientes | Aumentar a lucratividade da empresa | Reduzir 20% da perda de clientes | Implantar pesquisa de satisfação com clientes nos canais de atendimento |
Criar ofertas de retenção |
Cada indicador deve ter um responsável, ou seja, alguém que irá coordenar as ações previstas para aquele indicador. Este profissional prestará contas do andamento do indicador em reuniões periódicas com a Direção da empresa para atualizar o painel BSC.
Em nossa área exclusiva para assinantes, disponibilizamos o painel do Balanced Scorecard gratuitamente para você implantar em seu negócio e, se tiver dúvidas, envie-nos uma mensagem.
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