Planejamento: Plano de Ações e Orçamento

Ao ler este artigo, esperamos que, com a ajuda do Guia, você tenha conseguido realizar o Diagnóstico de seu negócio e esteja na fase final de seu Planejamento Estratégico, ou seja, saiba a missão de seu negócio, tenha objetivos definidos e metas traçadas. Se este não for o caso, sugerimos que acesse os artigos anteriores e se cadastre no Guia para ter acesso às ferramentas gratuitas que irão facilitar seu trabalho.
O próximo passo em seu plano estratégico é o desenho das ações e o planejamento financeiro ou a criação de um orçamento para realizá-las.
E por onde começar?
A maioria das empresas trabalha com planejamentos e orçamentos anuais, mas isso não é uma regra. É importante que seu plano de ações e orçamento acompanhem a lógica das metas que você desenhou. Se as metas forem anuais, por exemplo, não faz sentido que o plano seja trimestral.
Abaixo, listamos um caminho para a criação do seu Plano de Ações e Orçamento.
![]() |
Detalhe as ações que devem ser realizadas para o alcance de cada meta estipulada. Neste primeiro momento, é mais importante ser detalhista que realista. Pense no cenário ideal, mesmo que ele não reflita sua realidade atual. |
![]() |
Com as ações detalhadas, descreva os recursos necessários para cada uma delas. Por exemplo, para a ação “implantar um novo website”, é preciso um servidor de hospedagem, uma pessoa para criar o conteúdo e um webdesigner para desenhá-lo. |
![]() |
Após definir os recursos necessários, levante o custo de cada recurso. Esta é a hora de pesquisar e a internet pode te ajudar muito. Faça pesquisas online, solicite orçamentos e evite estimar gastos. É muito fácil errar nestas estimativas e o seu negócio pode sair muito prejudicado se isso acontecer. |
![]() |
Avalie e priorize os investimentos dentro da sua realidade. O que é essencial? O que é importante? O que pode esperar? Esta priorização irá colocar suas iniciativas em uma linha do tempo e possibilitar sua execução sem acabar com seu caixa. |
Não se prenda a modelos antigos de pensamento. Converse com profissionais e empresas caso uma linha do seu plano esteja acima de suas possibilidades financeiras. Você pode se surpreender com as alternativas que o mercado tem a oferecer.
É hora de colocar a mão na massa e tirar seu planejamento do papel e para que você possa mover e engajar outros profissionais, é preciso que você seja o primeiro a acreditar que é possível.
Deixe aqui seu comentário ou envie sua dúvida.
Transforme a estratégia do seu negócio com o Guia da Gestão.