Quem são os profissionais que você procura?

Com certeza, se você é um profissional experiente, já participou de processos seletivos e, em alguns você foi escolhido para a vaga e, em outros, não, certo? Muito bem. Todos nós já passamos por isso e o motivo é muito simples: toda vaga tem um perfil correspondente de profissional. Não existe um perfil que seja perfeito para todas as vagas e não existe uma vaga que seja perfeita para qualquer perfil de profissional.
Agora, mudando a nossa ótica para a gestão, como eu devo fazer para escolher o profissional certo para a vaga que tenho na minha empresa? Apesar de não existir uma fórmula mágica que garanta a escolha perfeita, existem alguns passos que podem melhorar o grau de assertividade desta escolha.
- Processo Seletivo
O desenho do processo seletivo influencia o tipo de profissional que chegará à etapa final. Se a vaga exige um perfil mais sênior, por exemplo, evite seleções com atividade muito lúdicas que possam mandar a mensagem errada aos candidatos.
- Perfil do Profissional
Alguns itens importantes para a descrição da vaga que definem o perfil do profissional a se candidatar são:
- Valores
Uma empresa em essência é formada por um conjunto de valores que regem a sua atuação. Seus profissionais são direcionados para seus objetivos estratégicos e guiados por estes valores que fazem parte do seu cotidiano. Se os valores da empresa não se assemelham aos valores pessoais do profissional que está se candidatando, dificilmente esta relação será duradoura.
- Formação e Experiência
Se a vaga exige formação ou conhecimento específicos, é fundamental que o profissional os tenha desenvolvido em sua história. Em um cargo de liderança, por exemplo, é muito importante que o contratado possa guiar sua equipe e ele não conseguirá fazer isso se não tiver o perfil adequado, com todo a experiência que o cargo exige.
- Competências
Competências são habilidades necessárias para o desempenho de uma função. Por exemplo, um profissional da área de compras deve ter uma boa capacidade de negociação; já um profissional da área comercial deve apresentar bastante foco em resultado para entregar todas as suas metas e, assim por diante.
A cada dia, o mercado surge com novas competências que passam a ser consideradas imprescindíveis para qualquer profissional, mas o fato é que você deve identificar as competências necessárias para o seu negócio. Alguns exemplos de competências são: flexibilidade, relacionamento interpessoal, liderança, autoconfiança, pró-atividade, comunicação eficaz, empreendedorismo, senso de urgência e agilidade.
- Entrevista
Em uma entrevista, a chave é a observação. Fale menos, ouça mais. Faça perguntas abertas para que o candidato possa se expressar livremente e, assim, você poderá avaliar melhor seus posicionamentos e atitudes. Seja realista em relação à empresa, ao dia a dia da função e às suas expectativas em relação à vaga, mas jamais intimide o candidato.
Ficou com alguma dúvida? Envie-nos pelo formulário ao lado. Conte com o Guia da Gestão para transformar o seu negócio.