Balanço Patrimonial. Um mapa da saúde financeira.

O balanço patrimonial é o principal demonstrativo contábil de uma empresa, pois apresenta em um único local, todos os bens, direitos e deveres financeiros da instituição.
Aqui no Guia, vamos explicar como ele pode ser analisado para que você, gestor, possa acompanhar a saúde financeira de sua empresa, mas é importante lembrar que este é um relatório contábil exigido por Lei e, por isso, recomendamos que um profissional da área seja contratado para sua montagem anual.
Por que Balanço?
O termo balanço remete ao equilíbrio que deve existir entre todos os ativos e passivos da empresa.
O balanço é montado por duas colunas: na primeira, são colocados todos os valores dos ativos da empresa e, na segunda, todos os valores dos passivos, incluindo seu patrimônio líquido. Ao final, os valores de cada coluna são somados e as duas devem apresentar o mesmo total, ou seja, devem estar em equilíbrio, como em uma balança.
O que são Ativos?
Ativos são todos os bens e direitos da empresa ou, em uma colocação simples, tudo o que ela pode transformar em dinheiro para usar. É o lado positivo do balanço.
Os ativos são classificados de acordo com o seu grau de liquidez, ou seja, de acordo com a rapidez com que podem ser transformados em dinheiro.
Temos assim, os seguintes tipos de ativos:
- Ativos Circulantes: já são dinheiro ou se transformam em dinheiro rapidamente, em curto prazo. Ex.: Caixa, Depósitos à Vista, Títulos a Receber, Estoques.
- Ativos Não Circulantes: transformam-se em dinheiro em longo prazo. Ex.: Investimentos de longo prazo, Máquinas e Equipamentos, Imóveis, Marcas e Patentes, Direitos Autorais
O que são Passivos?
Passivos são todas as obrigações e deveres financeiros da empresa.
Os passivos são classificados de acordo com o seu grau de exigibilidade, ou seja, de acordo com seu vencimento, em que seu pagamento será exigido.
Temos assim, os seguintes tipos de passivos:
- Passivos Circulantes: devem ser pagos até o fim do próximo exercício contábil da empresa. Ex.: Aluguéis, Impostos, Salários, Fornecedores.
- Passivos Não Circulantes: tem vencimento posterior ao exercício seguinte. Ex.: Financiamentos de longo prazo, Empréstimos de longo prazo.
Na conta de Passivos está também o Patrimônio Líquido, que engloba tudo o que é de direito dos sócios, acionistas ou dono da empresa. Para as contas da empresa, estes direitos contam como obrigação e, por isso, ficam na coluna de passivos.
Como avaliar o Balanço?
O balanço é montado da seguinte forma:
Balanço Patrimonial | |
Ativos | Passivos |
Ativos Circulantes
Ativos Não Circulantes |
Passivos Circulantes
Passivos Não Circulantes |
Patrimônio Líquido (PL) | |
Capital Social
Reservas Lucro/ Prejuízo |
|
Total de Ativos | Total de Passivos + PL |
O total de Ativos deve ser sempre igual ao total de Passivos + Patrimônio Líquido e, é esta relação que devemos analisar para entender se a empresa está em uma condição favorável ou não.
Existem muitas análises que podem ser feitas a partir do balanço como, por exemplo, a avaliação de prazo das contas da sua empresa, tanto a receber (ativos), quanto a pagar (passivos). O balanço deve ser associado também ao fluxo de caixa que permite um entendimento mais amplo da situação financeira da empresa.
Veja seu último balanço, converse com seu contador, conheça outros itens que podem estar no balanço de sua empresa, como redutores de ativos e passivos.
O conhecimento é a chave para transformar a estratégia de sua empresa.