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Home›Planejamento Estratégico›Diagnóstico›Como Fazer o Diagnóstico de sua Empresa?

Como Fazer o Diagnóstico de sua Empresa?

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18 de abril de 2017
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Todo planejamento deve começar com um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico e visão para o futuro.

Temos muitas ferramentas para a montagem do diagnóstico, mas escolhemos algumas que são extremamente eficazes e, ao mesmo tempo, simples para preencher e utilizar, como a modelo de negócios CANVAS, a análise SWOT, a matriz BCG, entre outras. Falaremos sobre cada uma em um artigo separado e disponibilizaremos as ferramentas para que possa utilizá-las. Para ter acesso às ferramentas, basta cadastrar-se em nosso site.

A aplicação correta de qualquer ferramenta parte do conhecimento e da informação. Por isso, aqui começamos com uma dica importante: antes de iniciar o preenchimento das matrizes, converse com pessoas envolvidas em diferentes níveis do negócio, seus públicos de interesse e, assim, enriqueça a sua análise.

Cada empresa tem seu público específico, mas, em geral, estão entre os públicos de interesse de um negócio:

  • Público Interno (funcionários, colaboradores, parceiros)
  • Clientes
  • Fornecedores
  • Concorrentes
  • Comunidade
  • Governo

Identifique os públicos do seu negócio, ou seja, todos aqueles que tem alguma interação com ele e procure ter representantes desses perfis na sua análise.

Caso você não consiga ter um representante real de cada público, você pode ter personagens, pessoas próximas ou colaboradores, que incorporem a visão de cada público. Lembre-se de que este deve ser um exercício e julgamentos ou qualquer tipo de discussão não construtiva não devem fazer parte deste processo.

Utilize o guia que vamos disponibilizar para questionar estes públicos, seja em uma reunião com todo o grupo selecionado ou individualmente.

Se escolher a aplicação em grupo, é importante ter um mediador para a reunião. Você pode chamar um profissional ou uma pessoa conhecida que será responsável por fazer as perguntas e manter o foco entre os participantes da reunião.

Todas as respostas e observações dos participantes devem ser anotadas e, se possível, até gravadas para que nenhum detalhe fique de fora da análise.

Inicie a identificação de seus públicos e leia os próximos artigos sobre as “Ferramentas para Diagnóstico”. Caso não encontre algum artigo, utilize nossa busca no site ou, se tiver qualquer dúvida, envie-nos uma mensagem.

—–

Créditos – Imagens by Freepik.com

 

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