Planejamento: Definição de Objetivos

Você sabe onde sua empresa quer chegar? Esta é a principal pergunta a ser respondida pelo pelos objetivos da empresa.
Objetivos são pontos fixados no futuro que servem para nortear nossas ações e comportamentos atuais. Assim, se o objetivo de sua empresa é, por exemplo, tornar-se conhecida por ser socialmente responsável, você deve estruturar seu processo produtivo, cadeia de suprimentos, ações de marketing e etc., para que ele seja alcançado.
Dividimos os objetivos em três níveis para facilitar sua criação, execução e acompanhamento. Abaixo, esclarecemos cada um destes níveis.
- Objetivos Estratégicos – Abrangentes, estes devem prever o resultado da empresa como um todo e assim, orientar sua estratégia. Ele é definido a partir da missão, visão e valores da empresa e deve ser de longo prazo, ou seja, sua realização deve acontecer em, no mínimo, 3 anos. É claro que esta definição depende muito da empresa, já que alguns mercados são mais ágeis que outros, mas em média, consideramos de 3 a 5 anos para um objetivo estratégico ser alcançado. Objetivos estratégicos são de responsabilidade primária do corpo diretivo da empresa.
- Objetivos Táticos – A partir do objetivo estratégico, todas as áreas e divisões da empresa passam a ter objetivos menores, de médio prazo, a serem alcançados para que a empresa trilhe seu caminho rumo ao objetivo estratégico. Estes objetivos menores, mais específicos e rápidos são chamados de táticos e são de responsabilidade dos gestores de cada área.
- Objetivos Operacionais – Por fim, para o alcance dos objetivos táticos e, consequentemente, dos objetivos estratégicos, os gestores estabelecem para suas equipes, objetivos chamados operacionais. De curto prazo, estes objetivos correspondem às operações do dia a dia e são fundamentais para envolver os colaboradores na estratégia da empresa, gerando motivação e propósito para a equipe.
Segue um exemplo de Objetivo Estratégicos e o seu desdobramento para tático e operacional:
Estratégico
Aumentar a lucratividade da empresa
Tático – Área de TI
Implantar sistema para otimização do processo produtivo
Operacionais – Equipe de TI
Realizar mapeamento de melhorias no processo produtivo
Desenvolver sistema para otimização do processo
Efetuar treinamentos com equipe para utilização do novo sistema
Lembre-se que objetivos devem ser realistas e fazer diferença para que possam, de fato, envolver e motivar os colaboradores.
Você já realizou o Diagnóstico de sua empresa? Sabe sua Missão, Visão e Valores? Se sim, você está pronto para definir seus objetivos. Se não, leia nossos artigos sobre Diagnóstico, use nossas ferramentas e tire suas dúvidas conosco.
Transforme a estratégia e o resultado de sua empresa.
—–
Créditos – Imagens by Freepik.com