Guia da Gestão

Top Menu

  • Login | Cadastre-se

Main Menu

  • Quem Somos
    • NOSSA MISSÃO
    • Quero no Guia
  • Serviços
  • Conteúdo
    • Planejamento
    • Marketing
    • Finanças
    • Processos
    • Pessoas
    • Notícias
  • Cursos e Eventos
  • Contato
  • Login | Cadastre-se

logo

Guia da Gestão

  • Quem Somos
    • NOSSA MISSÃO
    • Quero no Guia
  • Serviços
  • Conteúdo
    • Planejamento
    • Marketing
    • Finanças
    • Processos
    • Pessoas
    • Notícias
  • Cursos e Eventos
  • Contato
  • Quem são os profissionais que você procura?

  • Planeje seu Evento de Fim de Ano

Planejamento
Home›Planejamento Estratégico›Planejamento›Planejamento: Definição de Objetivos

Planejamento: Definição de Objetivos

By
2 de junho de 2017
8453
0
Share:

Você sabe onde sua empresa quer chegar? Esta é a principal pergunta a ser respondida pelo pelos objetivos da empresa.

Objetivos são pontos fixados no futuro que servem para nortear nossas ações e comportamentos atuais. Assim, se o objetivo de sua empresa é, por exemplo, tornar-se conhecida por ser socialmente responsável, você deve estruturar seu processo produtivo, cadeia de suprimentos, ações de marketing e etc., para que ele seja alcançado.

Dividimos os objetivos em três níveis para facilitar sua criação, execução e acompanhamento. Abaixo, esclarecemos cada um destes níveis.

  • Objetivos Estratégicos – Abrangentes, estes devem prever o resultado da empresa como um todo e assim, orientar sua estratégia. Ele é definido a partir da missão, visão e valores da empresa e deve ser de longo prazo, ou seja, sua realização deve acontecer em, no mínimo, 3 anos. É claro que esta definição depende muito da empresa, já que alguns mercados são mais ágeis que outros, mas em média, consideramos de 3 a 5 anos para um objetivo estratégico ser alcançado. Objetivos estratégicos são de responsabilidade primária do corpo diretivo da empresa.
  • Objetivos Táticos – A partir do objetivo estratégico, todas as áreas e divisões da empresa passam a ter objetivos menores, de médio prazo, a serem alcançados para que a empresa trilhe seu caminho rumo ao objetivo estratégico. Estes objetivos menores, mais específicos e rápidos são chamados de táticos e são de responsabilidade dos gestores de cada área.
  • Objetivos Operacionais – Por fim, para o alcance dos objetivos táticos e, consequentemente, dos objetivos estratégicos, os gestores estabelecem para suas equipes, objetivos chamados operacionais. De curto prazo, estes objetivos correspondem às operações do dia a dia e são fundamentais para envolver os colaboradores na estratégia da empresa, gerando motivação e propósito para a equipe.

Segue um exemplo de Objetivo Estratégicos e o seu desdobramento para tático e operacional:

Estratégico
Aumentar a lucratividade da empresa

Tático – Área de TI
Implantar sistema para otimização do processo produtivo

Operacionais – Equipe de TI
Realizar mapeamento de melhorias no processo produtivo
Desenvolver sistema para otimização do processo
Efetuar treinamentos com equipe para utilização do novo sistema

Lembre-se que objetivos devem ser realistas e fazer diferença para que possam, de fato, envolver e motivar os colaboradores.

Você já realizou o Diagnóstico de sua empresa? Sabe sua Missão, Visão e Valores? Se sim, você está pronto para definir seus objetivos. Se não, leia nossos artigos sobre Diagnóstico, use nossas ferramentas e tire suas dúvidas conosco.

Transforme a estratégia e o resultado de sua empresa.

—–

Créditos – Imagens by Freepik.com

Tagsestratégiagestão empresarialgestão pmeguia da gestãoobjetivosobjetivos estratégicosplanejamentoPlanejamento Estratégicopme
Previous Article

Planejamento: Missão, Visão e Valores

Next Article

Planejamento: Metas SMART

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0
  • 0

Related articles More from author

  • Diagnóstico

    Ferramentas para Diagnóstico: SWOT

    20 de abril de 2017
    By
  • Execução

    Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

    9 de junho de 2017
    By
  • Planejamento

    Planejamento: Metas SMART

    6 de junho de 2017
    By
  • Processos

    O que é Mapeamento de Processos e para que serve?

    25 de outubro de 2017
    By
  • Planejamento

    Faça um Planejamento Estratégico Eficiente

    2 de maio de 2017
    By
  • Marketing

    Proposta de Valor pela visão de Marketing

    8 de agosto de 2017
    By

Leave a reply Cancelar resposta

Recomendamos também

  • Diagnóstico

    Ferramentas para Diagnóstico: Matriz BCG

  • Execução

    Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard

  • Pessoas

    Como Montar uma Descrição de Cargo ou Função

Envie-nos sua Dúvida

    [recaptcha size:compact]

    Fale Conosco
    contato@guiadagestao.com.br

    Siga-nos

    © Copyright Guia da Gestão. Todos os direitos reservados.