Planejamento: Missão, Visão e Valores

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a importância destas definições para uma instituição, mas a verdade é que, juntas, elas têm o poder de nortear seu planejamento estratégico e suas ações e, por isso, são essenciais.
Missão, Visão e Valores são declarações que transmitem a essência da empresa para todos os seus públicos de interesse.
Antes de iniciar seu planejamento anual, visite estas declarações de sua empresa e avalie se elas realmente transmitem a sua realidade. Se esta avaliação for negativa ou ainda, se a sua empresa não tiver estas declarações, é hora de refletir e criar.
Abaixo, vamos detalhar um pouco mais cada uma destas declarações e citar alguns exemplos para auxiliá-lo nesta definição:
Missão
A Missão de sua empresa deve responder às seguintes perguntas: Por que a sua empresa existe? O que ela produz ou oferece? Para quem? Como ela quer ser vista por seus públicos de interesse?
Alguns exemplos de missão:
Google
“Organizar as informações do mundo e torna-las mundialmente acessíveis e úteis.”
Disney
“Fazer as pessoas felizes”
Visão
A Visão deve ser uma projeção do futuro da empresa. Como a sua empresa se vê em um horizonte de longo prazo? Onde ela estará? Aqui, é importante lembrar que este futuro não deve ser só um sonho, ele deve ser realista para ser perseguido.
Alguns exemplos de visão:
Unilever
“Nossa visão é aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo. ”
Korin
“Tornar-se uma empresa líder no Brasil e uma referência mundial, com sustentabilidade financeira e ambiental, e benéfica ao desenvolvimento socioeconômico do país, através da oferta de produtos oriundos da tecnologia da Agropecuária Natural. ”
Valores
Talvez este seja o ponto mais crucial das declarações. Os valores de uma empresa devem ser reais e estar presentes em cada passo, em cada movimento no mercado, em cada venda, em cada atitude de seus colaboradores.
Alguns exemplos:
Itaú
“Todos pelo Cliente | Paixão pela Performance | Liderança Ética e Responsável | Craques que Jogam para o Time | Foco na Inovação e Inovação com Foco | Processos Servindo Pessoas | Ágil e Descomplicado | Carteirada não Vale | Brilho nos Olhos |Sonho Grande ”
L’Oreal
“Paixão | Inovação | Espírito Empreendedor | Mente Aberta | Excelência | Responsabilidade e Respeito”
Reflita sobre o seu negócio. Aproveite este momento de definição para fazer um exercício sobre a sua empresa, pensar em todo o seu universo e como estas declarações se apresentam no dia a dia. Será que os colaboradores entendem estes conceitos e os praticam?
Deixe abaixo seu comentário ou envie-nos sua dúvida pelos nossos canais de contato. Transforme a estratégia de sua empresa.
—–
Créditos: Imagens by Freepik.com